Hey! Hoje é dia de indicação/review aqui no blog.

E pra abrir com chave de ouro, vou falar do primeiro livro que li assim que decidi me tornar freelancer: Atitude Profissional [dicas para quem está começando], da Ligia Fascioni. Se você está no mesmo barco que eu, este livro é OBRIGATÓRIO. Por quê?

Bom, pra começar: Ligia Fascioni, segundo a biografia em seu site, é Engenheira Eletricista, Mestre em Engenharia Elétrica na área de Automação e Controle Industrial, Especialista em Marketing  e Doutora em Engenharia de Produção e Sistemas com foco em Gestão Integrada do Design.

Ou seja, ela é A autora, né?

Ela já publicou mais seis livros além desse e mora na Alemanha desde 2011. Você pode conferir o site dela aqui. Aproveita, que é sensacional!

 

Existem mil jeitos de fazer nossa vida profissional dar certo. Mil métodos, mandingas, artimanhas, tudo o que se pensar. Mas e os jeitos de não atrapalhar nossa carreira profissional? Você já pensou que você pode estar se sabotando por aí sem saber?

Não?

1. Você sabe qual é a imagem que as pessoas tem de você? 

O livro abre com esse questionamento. E não, não é sobre ficar preocupado em agradar todo mundo. É sobre ter certeza de que você está realmente passando a imagem que quer.

2. Sem medo, responda rápido: VOCÊ se contrataria agora? 

Sim? Não? Por quê? O que faz de você uma pessoa valiosa para o mercado? Como expressar isso de forma clara?

3. Você sabe dar um feedback? E RECEBER um feedback, sabe também?

Seja na hora de fazer ou receber críticas, nosso modo de fazer e nossa atitude são extremamente importantes. Você sabe como fazer um bom feedback, certeza absoluta?

4. Você sabe se comunicar? Sabe usar as ferramentas de comunicação de forma adequada?

Na página 31, Capítulo 2 temos o seguinte trecho:

“Alguém está insatisfeito com a empresa onde trabalha e me manda seu currículo, perguntando se eu sei de alguma oportunidade. Não conheço o candidato, diz ele que um amigo comum me indicou. O currículo é até razoável, mas me recuso a indicar esse indivíduo por um motivo muito simples: ele mandou tudo isso pelo endereço de e-mail da empresa onde trabalha atualmente. “

Lembrou de alguém? Pois é. E isso também vale para as redes sociais. Já parou pra pensar em como você está aparecendo na internet? O que encontrariam se fizessem uma pesquisa rápida sobre você agora?

5. Você sabe trabalhar seu Marketing Pessoal? 

Se você acha que Marketing Pessoal é saber se exibir, o Capítulo 3 (Não basta ser, tem que parecer) é pra você. Você é coerente com o seu currículo? Lembra de todas as qualidades que a gente menciona na hora da entrevista? Será que você está se contradizendo no local de trabalho?

6. Sabia que a colaboração é a palavra do momento? E não é só saber trabalhar em equipe.

Pra você que gosta de guardar suas ideias na gaveta, o Capítulo 4 (O importante é cooperar) é a salvação. Quanto você está perdendo por querer fazer tudo sozinho?

7. Você se considera proativo? 

As coisas nunca caíram do céu. Será que não está faltando só aquele empurrãozinho da sua parte na direção certa? Como podemos fazer mais por nós mesmos profissionalmente?

8. Você é aquele profissional commodity? 

Seria fácil te substituir por outro profissional? Como posso me tornar um profissional único e insubstituível?

9. Você é um serial killer? 

No livro, a autora nomeia aqueles que desperdiçam seu tempo e o dos outros de serial killers. O mundo está cheio desses matadores. Será que você é um deles?

10. Você ama, de verdade, o que faz?

Não basta só fazer, tem que querer. Você é bom no seu trabalho por que está sempre buscando o melhor resultado? As pessoas percebem isso? Será que você realmente é visto como um excelente profissional?

 

Atitude Profissional não só é um livro repleto de experiências valiosas para iniciantes; é uma oportunidade para qualquer profissional parar e refletir sobre sua própria imagem no local de trabalho – o pontapé inicial para quem quer melhorar, de verdade.

Se encaixou? Então clica no link, baixa e lê agora mesmo! O download é grátis, no site da própria Ligia Fascioni. Recomenda pros amigos e compartilha o link por aí! (:

 

Anúncios